Mecanismo de ação
A dutasterida caracteriza-se como um 4-azasteróide sintético, é um inibidor seletivo e competitivo das isoenzimas tipo 1 e tipo 2 da 5-alfa redutase. Atua através da inibição da enzima 5-alfa redutase diminuindo os níveis de di-hidrotestosterona (DHT) em 90%. A enzima 5-alfa redutase é responsável pela conversão testosterona em DHT na região peribulbar do folículo piloso por sua vez, os níveis elevados fazem com que ocorra uma diminuição e consequentemente, redução no crescimento capilar.
Indicação
A dutasterida é indicada para tratamento e prevenção da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é um tipo de câncer próstata, promovendo o alívio dos sintomas, reduzindo tamanho (volume) da próstata, melhorando o fluxo urinário e deduzindo o risco de retenção urinária aguda e a necessidade cirúrgica relacionada HPB.
A dutasterida é um tratamento seguro para queda capilar e não costuma apresentar efeitos colaterais, apesar de raros, podem ocorrer erupção cutânea, diminuição da libido, palpitações, mau humor e depressão. Seu uso por via intradérmica reduz significativamente as chances de efeitos sistêmicos.
REFERÊNCIA BIOGRÁFICA
1. SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2ª Ed. 2005.
2. DEF- Dicionário de Especialidades Médica, 2009/10. Editora de Publicações Científicas LTDA.
3. http://www.hairsite.com/hair-loss-articles/362.htm consultado em 21.03.2012
4. Reviews in urology. Comparison of Clinical Trials With Finasteride and Dutasteride VOL. 6 SUPPL. 9, 2004.
5. Am J Manag Care. Finasteride versus dutasteride: a real-world economic evaluation. 2007;13:S23-S27.